Exposições e Eventos

Link Interno Aqua Mater
18 de Abril a 15 de Maio de 2011

Aqua Mater

Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2011, a autarquia Scalabitana, através do Núcleo de Museu e Património Cultural, realizou a exposição Aqua Mater, que esteve patente no Núcleo Museológico de Arte e Arqueologia. 

A "Água (n)o espírito do lugar", o "Abastecimento de água em Santarém", "O Tejo e Santarém", os "Avieiros - os ciganos do rio", "A Água e Arte" e a "Água: força motriz", foram as temáticas abordadas nos painéis que integravam a exposição. Como complemento foram ainda expostos algunas objectos do espólio museológico municipal. 

Foram também exibidos os trabalhos seleccionados resultantes da Maratona Fotográfica, que decorreu até ao dia 8 de Abril de 2011, com a temática "Água, Cultura e Património". Esta iniciativa, paralela à exposição, pretendeu envolver a população local com a riqueza aquífera do concelho, nas suas vertentes patrimonial, natural e paisagística, tendo tido como objectivo despertar a sensibilidade para a importância deste recurso hídrico no abastecimento das populações, como fonte de energia motriz, líquido terapêutico e moldador de paisagens culturais. Tratou-se de uma proposta de experiência pessoal e artística de encontro entre a herança e legado, numa perspectiva de valorização do processo criativo, onde se pretendia que a imagem fotográfica, enquanto fragmento da realidade, revelasse um olhar individual sobre as questões culturais e patrimoniais relacionadas com a água, perspectivada em superfícies, formas, espaço, luz, enquadramentos e peculiaridades.

1º prémio "Fonte das Figueiras"

Anastácio

2º prémio "Alma de Avieiro"

António Kool

3º prémio "A Travessia"

N. Marques

Menção Honrosa "O Avieiro"

Caxita

Um olhar único e perspicaz, sem preconceitos ou imposições, permitiu obter imagens fotográficas inéditas que expressam novos olhares sobre os monumentos e sítios, novas paisagens para os mesmos locais simbólicos, novos ângulos para as mesmas perspectivas históricas.

Os trabalhos foram seleccionados, por três profissionais de fotografia e por um elemento da organização, para as categorias de 1º 2º e 3º Classificados e Menção Honrosa da Câmara Municipal de Santarém.

Entrega dos prémios foi realizada no dia da inauguração da exposição (18 de Abril), que contou com o patrocínio de algumas entidades locais: Casa O Primo Basílio - TER, Restaurante Aromatejo, e Loja Emoção D'imagens.

Ver folheto da exposição em Português e Inglês.


Voltar
 











Câmara Municipal de Santarém

procurar no site
     
Mudar fundo Fundo 1 Fundo 2

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se

02.07 a 30.09
Exposição Bianual da Coleção de Arte Contemporânea 'Manuela de Azevedo'

Nenhum registo encontrado.