Exposições e Eventos

Link Interno Campo Fora de Vila: de espaço livre a espaço de Liberdade
22 a 29 de Setembro de 2011

Campo Fora de Vila: de espaço livre a espaço de Liberdade

Esta exposição pretendeu documentar a ocupação humana de um espaço extramuros, detentor de uma orla de mosteiros medievais que dificultou a integração de novos processos de requalificação urbana, condicionando a expansão periférica da vila.

O Chão da Feira e o Campo Fora-de-Vila (designado Sá da Bandeira desde 1869) mantiveram-se como espaços fundamentais da cidade histórica, a ela associada através da realização de mercados, feiras e exposições. Essa importância económica deriva da intenção de modernização dos espaços expectantes associados à coroa dos extintos mosteiros de Santarém.

Recentes intervenções arqueológicas colocaram em evidência vestígios de época medieval e moderna, que ajudam a documentar o processo de remodelação urbanística de todo este espaço do planalto escalabitano.  
História, Urbanismo, Arqueologia e Bio antropologia complementam-se e ajudam o público a compreender a ocupação humana desta zona da cidade.

 

 

 

 

 

Realizada pelo Núcleo de Museu e Património Cultural da Câmara Municipal de Santarém a exposição Campo fora de Vila: de espaço livre a espaço de liberdade, esteve patente no W Shopping em Santarém, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2011, onde estiveram ao dispor dos visitantes alguns painéis temáticos, vitrinas com objectos do acervo arqueológico e antropológico, uma apresentação multimédia e uma maqueta.

 Ver folheto da exposição.


Voltar
 











Câmara Municipal de Santarém

procurar no site
     
Mudar fundo Fundo 1 Fundo 2

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se

01.10 | 31.12 de 2018
Exposição Bianual da Coleção de Arte Contemporânea 'Manuela de Azevedo'

Nenhum registo encontrado.