Exposições

Link Interno Metal que (se) dobra
Outubro 2014 | Janeiro 2015

A mostra 'Metal que (se) dobra', dedicada ao tema dos metais, deu a conhecer a localização de vários elementos em ferro forjado no Centro Histórico e na Ribeira de Santarém.

 

Link Interno Metal que se ostenta
Julho 2014 | Setembro 2014

A mostra 'Metal que se ostenta' foi dedicada à medalhística. As medalhas são objetos metálicos interpretados, à luz da numismática, como verdadeiros documentos históricos. Através deles, obtém-se dados sobre as cunhagens, formas de governo, língua, religião, tradições comerciais, situação da economia e até mesmo o grau de sofisticação dos povos.

 

Link Interno Metal que (nos) mata
Abril 2014 | Junho 2014

A mostra 'Metal que (nos) mata', dedicada ao tema dos metais, deu a conhecer um interessante conjunto de armas brancas e de fogo da coleção de armaria do Museu Municipal de Santarém.

 

Link Interno Metal que (se) toca
Janeiro 2014 | Março 2014

A mostra 'Metal que (nos) toca' foi dedicada aos instrumentos musicais da extinta Banda dos Bombeiros de Santarém. A Banda que foi, durante longas décadas, uma verdadeira escola de música, agraciou e enalteceu a cidade de Santarém até à data de cessação da sua atividade.

 

Link Interno Azul(V)ejo - Séc. XVII/ XVIII (monocromático)
Outubro 2013 | Janeiro 2014

 

 

 

Esta mostra elegeu como tema o azulejo monocromado dos séculos XVII e XVIII, altura em que o revestimento cerâmico ganhou um novo sentido e uma nova escala, com o surgimento dos 'azulejos de composição', enxaquetados e de padrão.

  

 

Link Interno Azul(V)ejo - Séc. XVII (policromático)
Julho | Setembro 2013

Dedicada à azulejaria do século XVII, esta mostra deu a conhecer um conjunto de interessantes módulos de padrão e cercaduras policromáticas, próprias de uma época em que a produção azulejar em Portugal se consolida e ganha características próprias para atender as necessidades locais.

 

Link Interno Azul(V)ejo - Séc. XVI
Abril | Junho 2013

A mostra dedicada ao tema do azulejo mudéjar pretendeu dar a conhecer um conjunto de azulejos do acervo municipal assim como um tripé (designado de trempe) usado aquando da cozedura do azulejo, cujas marcas deixadas sobre o produto final servem de prova de autenticidade do mesmo.

 

Link Interno Alimentação no Antigo Regime
27 de Fevereiro a 2 de Junho de 2012

 

A exposição itinerante dedicada à «Alimentação no Antigo Regime» pretendeu sensibilizar para a importância da alimentação que integra a chamada Dieta Mediterrânica. Os alimentos que vemos na nossa mesa e que consideramos plenamente integrados na gastronomia local não são endógenos e podemos descobrir a sua introdução através da história.

 

 

Link Interno Arte de Curar
Janeiro | Fevereiro 2012

 

Em alusão à celebração do Dia Mundial do Doente, instituído a 11 de Fevereiro de 1992 pelo Papa João Paulo II, a exposição "Arte de Curar" convidou os visitantes a encontrarem esta temática representada em diversos objetos e elementos arquitetónicos.

 

Link Interno Um Homem, um Sonho, uma Obra
23 de Dezembro de 2011 a 15 de Abril de 2012

 

 

O Museu Municipal de Santarém e a Biblioteca Municipal de Santarém organizaram uma exposição temporária sobre a vida e a obra deste ilustre político, historiador e colecionador. A iniciativa pretendeu ilustrar o carácter universalista e enciclopédico de Anselmo Braamcamp Freire, fazendo um percurso pelas suas filiações ideológicas, pelos seus interesses científicos e pela sua herança patrimonial.

 

Link Interno A Vivência da Morte
Novembro | Dezembro 2011

 

A exposição "A Vivência da Morte" surgiu no âmbito do Dia dos Finados e transportou os visitantes para uma temática "inestética, incómoda, frustante, insuportável" nos dois últimos meses do ano de 2011.

 

Link Interno Campo Fora de Vila: de espaço livre a espaço de Liberdade
22 a 29 de Setembro de 2011

 

A exposição Campo fora de Vila: de espaço livre a espaço de liberdade, realizada em 2011, colocou em evidência alguns vestígios de época medieval e moderna encontrados nas escavações arqueológicas decorridas no Largo Cândido dos Reis em 2004 e 2005.

 

Link Interno 'Animália' - O Zoo-Universo entre o real e o fantástico
Setembro | Outubro 2011

 

A exposição "Animália - O Zoo-Universo entre o real e o fantástico" presente nos meses de Setembro e Outubro no Núcleo Museológico de Arte e Arqueologia convidou os visitantes a viajar através do simbolismo real e fantástico do mundo dos animais. Este universo animal encontra-se em objetos do espólio do Museu Municipal e na arquitetura de alguns edifícios da cidade.

 

Link Interno Do Instante à Eternidade
Julho | Agosto 2011

 

O Dia Mundial da Fotografia, comemorado a 19 de Agosto, serviu de mote à exposição "Do instante à Eternidade", a qual decorreu ao longo dos meses de Julho e Agosto. Sendo a fotografia filha dileta da memória, por combater o esquecimento, mereceu ser recordada.

 

Link Interno Memórias d(n)a Rua: Praça Marquês de Sá da Bandeira
14 de Maio a 30 de Agosto 2011

Integrada na comemoração da Noite dos Museus e Dia Internacional dos Museus em 2011, a iniciativa Memórias d(n)a Rua pretendeu abordar a temática da identidade comunal e as relações entre espaço e comunidade.
          

 

Link Interno Criança és, Homem serás
Maio | Junho 2011

 

A exposição "Criança és, Homem serás", inspirada no dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, decorreu durante os meses de Maio e Junho. Somente a partir do século XVII a infância passou a ser expressada sozinha e por si mesma, através das artes, tendo a sociedade contemporânea reconhecido um novo estatuto às crianças, concedendo-lhes direitos específicos.

 

Link Interno Aqua Mater
18 de Abril a 15 de Maio de 2011

 

A exposição Aqua Mater, produzida no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em 2011, pretendeu abordar a multiplicidade de relações, de encontros e desencontros, entre Santarém e o líquido da vida.

 

Link Interno As Armas e os Brasões Assinalados
Março | Abril 2011

 

Nos meses de Março e Abril decorreu uma exposição entitulada "As Armas e Brasões Assinalados", a qual convidou à exploração dos símbolos da jurisdição concelhia, cujas raízes descansam no seio da organização concelhia medieval.

 

Link Interno Ano Novo Tempo Velho
Janeiro | Fevereiro 2011

 

Durante os meses de Janeiro e Fevereiro a história da relojoaria esteve patente na exposição "Ano Novo Tempo Velho", a qual convidou os visitantes a conhecer um conjunto de relógios de oferta amorosa.

 

Link Interno Guerra em tempo de Paz
Novembro | Dezembro 2010

 

A guerra e a arte de guerrear têm acompanhado a história da Humanidade. O Museu Municipal convidou os seus visitantes à abordagem desta temática através da exposição "Guerra em tempo de Paz", ao longo dos meses de Novembro e Dezembro.

 

Link Interno Pré-História nas Coleções do Museu
Setembro | Outubro 2010

 

Durante os meses de Setembro e Outubro de 2010 decorreu a exposição "Pré-História nas Coleções do Museu", a qual teve como propósito o aproveitamento dos materiais arqueológicos de proveniência desconhecida, numa perspetiva didático-pedagógica, com vista o esclarecimento de fragmentos de vida dos nossos antepassados.

 

Link Interno Outros olhares - O exótico e o extraeuropeu nas coleções do Museu Municipal
Julho | Agosto 2010

 

 

Tomando o dia 9 de Agosto (Dia Internacional das Populações Indígenas) como tema da exposição "Outros olhares - O exótico e o extraeuropeu nas coleções do Museu Municipal", colocaram-se em destaque objetos culturais que procuraram espelhar identidades e diversidades associadas a diferentes povos, refletindo a inter-relação de mundivivências recíprocas.

 

Link Interno Iconologia da Primeira República no Museu Municipal de Santarém
Maio | Junho 2010

 

A exposição "Iconologia da Primeira República no Museu Municipal de Santarém", realizada em Maio/Junho de 2010, pretendeu ilustrar o significado das representações da República (iconologia) presentes no espólio municipal.

 

Link Interno Doces e Amargos de Boca
2009

 

A mostra Doces e Amargos de Boca, realizada no âmbito das Jornadas Europeias do Património de 2009,  pretendeu ilustrar algumas temáticas relacionadas com o uso dos doces na alimentação do Antigo Regime...

 

Link Interno Santarém e o Magreb
Em 2004 a 2007

 

Santarém e o Magreb: Encontro Secular (970-1578) foi uma exposição que serviu de pretexto para abordar a relação entre o mundo islâmico e o cristão...

 

 

Link Interno De Scallabis a Santarém
Em 2002

 

A exposição de Scallabis a Santarém, realizada em 2002, na Igreja da Graça, apresentou pela primeira vez ao público o resultado dos trabalhos arqueológicos que decorreram na Alcáçova...

 

 

Link Interno Exposição João Afonso de Santarém
Em 2000 a 2003

 

A importância de João Afonso de Santarém e a assistência hospitalar escalabitana durante o Antigo Regime, foi o tema de uma exposição no Núcleo Museológico de Arte e Arqueologia - S. João de Alporão...                     

 

 

Link Interno S. Frei Gil de Santarém
Em 1997

 

A exposição S. Frei Gil de Santarém inaugurou no Núcleo de Exposições Temporárias de Arte e Arqueologia Medievais em 1997.

 

 

Link Interno São João de Alporão na História, Arte e Museologia
De 1994 a 1997

 

Esta foi a exposição que deu a conhecer ao público o primeiro núcleo do mais antigo Museu do Distrito de Santarém, instalado na Igreja de S. João de Alporão, classificada como monumento nacional desde 1910.

 











Câmara Municipal de Santarém

procurar no site
     
Mudar fundo Fundo 1 Fundo 2

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se

22-09 a 31-10 de 2017
Exposição "141 anos do Museu Municipal de Santarém"

23-09-2017
Caminhada acompanhada ao arqueossítio de "Chões de Alpompé"

23-09-2017
Concerto do Coro do Círculo Cultural Scalabitano

24-09-2017
Rota do Carso Scalabitano

Nenhum registo encontrado.