O Museu . Apresentação

O Museu Municipal de Santarém (MMS) é uma instituição secular fundada em 1876 e tutelada desde 1892 pelo município de Santarém. O seu figurino atual resulta da remodelação operada nos anos 90 do século XX, enquadrando-se dentro da tipologia dos Museus Polinucleados.

Desde 1994 foram já constituídos quatro núcleos museológicos:
Núcleo Museológico de Arte e Arqueologia, Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire, Núcleo Museológico do Tempo e Urbi Scallabis Centro de Interpretação

Com estes espaços museológicos o MMS procura implementar projetos de desenvolvimento integrado que viabilizem o património enquanto recurso cultural e incentivar a participação e co-responsabilização da sociedade civil na valorização do património histórico-cultural.

 

Suporte zoomorfico

  

Missão

O Museu Municipal de Santarém tem por missão a aquisição, investigação, conservação, divulgação e valorização dos testemunhos materiais do Homem na área do concelho de Santarém numa perspetiva regional, com o objetivo de reforçar a memória e identidade locais e contribuir para um desenvolvimento local integrado e sustentado.
Para tanto, deverá desenvolver e divulgar um plano de atividades didático-culturais, estabelecer cooperação ativa com museus congéneres e outras instituições, realizando exposições de caráter temporário, e outras atividades, em torno de temáticas relevantes.

ver também: Núcleos Museológicos 











Câmara Municipal de Santarém

procurar no site
     
Mudar fundo Fundo 1 Fundo 2

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se

até 31 de dezembro
Exposição "Manuela de Azevedo"

Nenhum registo encontrado.