Atividades Educativas . Maleta Pedagógica

A ideia de criação de uma "Maleta Pedagógica" nasceu do desejo de congregar, numa única oferta educativa, um conjunto de materiais pedagógicos que vinham a ser elaborados desde 2015, no âmbito das ofertas educativas da Câmara Municipal de Santarém, cuja tónica assentava na descoberta do município de Santarém.

Na convicção de que a dimensão mais próxima que o aluno conhece é o meio onde vive, é funda-mental dar-lhe a conhecer o espaço que vivencia, o espaço onde o seu quotidiano acontece, pois só assim é possível compreendê-lo.

 

Qualquer lugar está carregado de história e de relações naturais, sociais e económicas. Estudar e conhecer o lugar onde vivemos, ajuda-nos a compreender as relações que ali aconteceram e que acontecem atualmente, e permite-nos relacioná-las a diferentes escalas. De facto, é muito impor-tante saber analisar, interpretar, comparar e refletir sobre o lugar, a região e o mundo que nos rodeia, pois só assim podemos ser cidadãos críticos com capacidade de atuação na sociedade e de participação na construção de um espaço melhor e sustentável. É aqui que não só o papel das es-colas se revela crucial, como o das autarquias locais, pois possuem um conhecimento profundo sobre o espaço que gerem diariamente.

 

Assim, é objetivo desta "Maleta Pedagógica - À descoberta de Santarém" despertar o aluno para a investigação do lugar onde vive, tornando-o agente do processo de construção do conhecimento.
Este projeto foi acolhido com grande entusiasmo pelo grupo de trabalho "Experimentar para Aprender" da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (à qual a Câmara Municipal de Santarém está associada), o qual considerou de grande interesse a replicação do mesmo nos seus municípios.
Desta forma, ficou definido que cada município iria trabalhar tendo por base uma matriz comum, adaptando cada tema à sua realidade local.

 

Este desafio foi abraçado pela Câmara Municipal de Santarém, a qual se prontificou, desde a primeira hora, para criar a referida matriz, e apresenta-se como um projeto inovador na área das ofertas educativas do município, colmatando a inexistência de conteúdos sobre a região ou o local onde o aluno habita nos manuais escolares das disciplinas de Estudo do Meio do 1.º ciclo e de História e Geografia do 2.º ciclo.











Câmara Municipal de Santarém

procurar no site
     
Mudar fundo Fundo 1 Fundo 2

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se

02.01 | 30.03 de 2019
Exposição Bianual da Coleção de Arte Contemporânea 'Manuela de Azevedo'

02.12.2018 - 28.02.2019
Exposição temporária no Núcleo Museológico do Tempo

Nenhum registo encontrado.