Serviços . Inventário e documentação

Este sector é responsável por todo o trabalho de inventariação, estudo e classificação do património imóvel e móvel (objectos materiais e colecções) do município, com vista à sua valorização, restauro, recuperação e fruição por diferentes públicos.

Ao contrário do que admitiam os anteriores catálogos, o acervo inicial do Museu Municipal de Santarém, instalado em 1889 na Igreja de S. João de Alporão, albergava cerca de 2.300 peças. A este número acrescentaram-se paulatinamente fragmentos e objectos dispersos em diversos espaços da autarquia, como a Biblioteca Municipal, o Museu dos Coches, fundos da Câmara e novas doações.

 

pintura

 

O inventário patrimonial (que seguiu inicialmente as directrizes da Câmara Municipal de Santarém, passando depois a reger-se pelas Normas de Inventário do Instituto Português de Museus) tem permitido a coerente organização tipológica das colecções, classificadas e organizadas com uma base científica e uniforme e destinadas a edifícios notáveis e a espaços sem qualquer função no Centro Histórico.

Desde 2006 o sector de Inventário tem implementado a transposição da informação das fichas de inventário manual para um programa informático - In Patrimonium (ver exemplo de ficha). 

 











Câmara Municipal de Santarém

procurar no site
     
Mudar fundo Fundo 1 Fundo 2

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se

02.07 a 30.09
Exposição Bianual da Coleção de Arte Contemporânea 'Manuela de Azevedo'

Nenhum registo encontrado.