Núcleos Museológicos . Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire

A Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire encontra-se instalada num característico palacete ribatejano, reconstruído nos meados do séc. XIX, sendo alvo, ao longo dos anos, de recuperações e remodelações, com o intuito de adaptar o imóvel às novas realidades sócio – culturais.
No 2º piso, situa-se o núcleo museológico. Este, é composto por pintura, escultura, mobiliário, arte decorativa em louça e faiança, vidro, marfim, mármore e metais, bem como importantes exemplares de gravura. 

A esta colecção foram acrescentados, entre outros, os acervos artísticos da Biblioteca Camões e a pinacoteca da jornalista Manuela de Azevedo.
  

 
Na pinacoteca salienta-se os pintores portugueses como Josefa d’Óbidos (1630 – 1684), Tomás de Anunciação, Francisco Matrass, Miguel Ângelo Lupi, José Malhoa (séc. XIX). Da pintura estrangeira sobressaem o Baptismo de Cristo de Pieter Coeck Van Aelst (atribuição de Luís Reis Santos), bem como óleos de Quinchardte, Drogstroot e Dirk Stoop.
  

   
Detalhe das estantes da actual Sala da Livraria Vista da actual Sala dos Forais com o legado literário de Anselmo Braamcamp Freire

 

No interior dos espaços museológicos é expressamente proibido:
a) Filmar e fotografar;
b) Comer e beber;
c) Fumar;
d) Introduzir animais de qualquer espécie.

(Artigo 14º do Regulamento Interno do Museu Municipal de santarém) 











Câmara Municipal de Santarém

procurar no site
     
Mudar fundo Fundo 1 Fundo 2

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se

22-09 a 31-10 de 2017
Exposição "141 anos do Museu Municipal de Santarém"

23-09-2017
Caminhada acompanhada ao arqueossítio de "Chões de Alpompé"

23-09-2017
Concerto do Coro do Círculo Cultural Scalabitano

24-09-2017
Rota do Carso Scalabitano

Nenhum registo encontrado.