Exposições e Eventos

Link Interno Maleta Pedagógica "À descoberta de Santarém" em Cascais
13-16 de novembro | 2018

Maleta Pedagógica "À descoberta de Santarém" em Cascais

Entre os dias 13 e 16 de novembro, teve lugar em Cascais, o Congresso Internacional das Cidades Educadoras, palco único de partilha de experiências e de boas-práticas educativas. Santarém, enquanto cidade educadora, esteve presente nesta iniciativa com uma das suas ofertas educativas mais recentes e inovadoras: a Maleta Pedagógica "À descoberta de Santarém", elaborada pelo Serviço Municipal de Bibliotecas, Arquivo e Património Cultural da Câmara Municipal de Santarém.

 

    

   

 

Como surgiu este projeto educativo?

A ideia de criação de uma Maleta Pedagógica nasceu do desejo de congregar, numa única oferta educativa, um conjunto de materiais pedagógicos que vinham a ser elaborados desde 2015, no âmbito das ofertas educativas do município, cuja tónica assentava na descoberta do município de Santarém.

Assentou em que permissa?

Assentou na premissa de que a dimensão mais próxima que o aluno conhece é o meio onde vive e, por isso, este deverá ser o ponto de partida para compreender o espaço, pois é nele onde o seu quotidiano acontece.

Quais os seus objetivos?

Com a implementação deste projeto, esperamos colmatar a inexistência de conteúdos sobre a região ou o local onde o aluno habita nos manuais escolares, servindo as escolas com um conjunto de materiais que conduza ao despertar do aluno para a realidade que vive diariamente, munindo-o de conhecimentos que o farão experienciar o mesmo lugar com outro olhar, um olhar mais observador, mais crítico e conhecedor.

Em que consiste?

A Maleta Pedagógica coloca à disposição do professor, um conjunto de materiais, na sua maioria digitais, através dos quais os alunos são levados a descobrir e a olhar para o local em que vivem com outros olhos, quer seja através da montagem de um puzzle magnético, em que cada peça representa uma freguesia, quer seja através da observação e interpretação de mapas temáticos, muitas fotografias, vídeos, posters e desenhos, seja a jogar ao "Ciclo do Produto", onde as cartas ilustram o processo produtivo de 9 matérias-primas cultivadas no município.


Caso pretenda ter acesso a mais informação, contacte-nos:

Email: inventario.patricultural@cm-santarem.pt

Telefone: 243 377 294

 


Voltar
 









Câmara Municipal de Santarém

procurar no site
     
Mudar fundo Fundo 1 Fundo 2

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se

Nenhum registo encontrado.
Nenhum registo encontrado.