Exposições e Eventos

Link Interno Exposição "Geossítios" do Município de Santarém
26 de novembro - 14 de dezembro | 2018

Exposição "Geossítios" do Município de Santarém

A exposição "Geossítios do Município de Santarém no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros", organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, em parceria com o Município de Santarém, foi apresentada por João Azemel da Liga para a Proteção da Natureza (LPN), António Matias, ostearqueólogo da Câmara de Santarém, Lia Mergulhão e Olímpio Martins, espeleólogos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), na presença de Jorge Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Santarém, Rui Pedro, do LPN, Maria João Martins, do ICNF, de Manuel Lourenço, diretor do Agrupamento Dr. Ginestal Machado, Adélia Esteves, diretora do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, entre outros.

 

 

 

Segundo o vereador "a melhor forma de preservar os geossítios, é conhecê-los" e como tal, nesta mostra, composta por nove painéis e um exemplar de um contramolde de pegada de dinossáurio terópode, encontrado na Jazida de Algar dos Potes, são dadas a conhecer algumas das jóias da geologia do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC): Jazidas Icnitos de Vale de Meios e do Algar dos Potes, Algar das Gralhas VII e Campo de Lapiás da Chainça, Algar do Pena, Biostromas de corais e algas de Vale Florido, Algar da Aderneira, Dolina em Funil, Minas de carvão, Pias do Cabeço das Fontes.

Em pleno Maciço Calcário Estremenho, o PNSAC é guardião de um conjunto de elementos geológicos com reconhecido valor científico, educativo, estético e cultural, que permite interpretar importantes momentos da história da Terra, particularmente do Mesozóico à atualidade, na região onde hoje nos encontramos.

Para além dos painéis, esta exposição também contemplou uma parte interativa, onde através de uma aplicação se pode explorar o Algar das Gralhas VII. Este projeto, vencedor da categoria" Interactive Presentation" e premiado com o "Best of Show", no 16º Congresso Internacional de Espeleologia, está disponível em http://www.lpn-espeleo.org/images/gralhasvii_visita_virtual


Voltar
 









Câmara Municipal de Santarém

procurar no site
     
Mudar fundo Fundo 1 Fundo 2

Quer receber as nossas notícias?
Registe-se

Nenhum registo encontrado.
Nenhum registo encontrado.